Aonde a Apple está indo

Há alguns meses, a Apple lançou o iPhone 3GS e a terceira geração do iPod Touch, ambos com hardware melhorado.

Nessa época, muita gente (eu, inclusive) questionou o motivo de a Apple não ter colocado um câmera no iPod Touch visto que havia feito exatamente isso com o Nano. Quando questionado, Steve Jobs respondeu que o iPod touch havia se tornado um “gaming device” e que uma câmera não é algo importante nessa categoria de dispositivos (apesar de algumas empresas pensarem o contrário).

Mas, nessa “reclassificação” do touch existe um problema: suporte. Quando a Sony, há 5 anos, resolveu lançar o primeiro PSP, ela se comprometeu com os consumidores a manter a criação de jogos para seus dispositivos por algum tempo. E foi isso que vimos: apesar do lançamento de novas versões menores, coloridas e com telas mais brilhantes, a Sony manteve praticamente o mesmo hardware do PSP-1000 e os usuários puderam usufruir do seu “handheld” por muito tempo.

Mas a Apple, nos últimos 3 anos, lançou 3 gerações de iPod Touch, todas com melhoria de hardware. Apesar de isso ser ótimo para atrair novos consumidores, é péssimo para manter os atuais.

É esse o cerne do problema: estará a Apple disposta a abrir mão dos updates anuais de hardware do seu iPod Touch para manter os consumidores que compraram as gerações anteriores e não gostariam de ver seu investimento jogado fora devido à migração dos desenvolvedores para a nova plataforma?

Pelo que vi da Apple nos últimos 5 anos, acredito que não. Afinal, foi essa empresa que lançou um iPod vídeo com busca de música (geração 5.5) e não disponibilizou o update para a versão imediatamente anterior (geração 5). É ela que cobra dos donos de Touch’s uma taxa por updates. É ela que bloqueia a entrada de aplicativos em sua “application store” sob os mais irracionais motivos.

Suponho, então, que seja improvável uma garantia de novos aplicativos maior que um ano… Felizmente, ainda temos até outubro.

Nenhuma resposta to “Aonde a Apple está indo”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: