Avatar vai estrear!

Até o começo desse ano, eu achava que demoraria bastante para que algum filme atingisse o nível de expectativa alcançado pelo The Dark Knight (o último filme do Batman). Ledo engano, Avatar atingiu.

Para quem ainda não foi atingido pela onda de expectativa, Avatar é o novo filme do James Cameron.

Mas, quando eu soube disso pela primeira vez, não significou simplesmente nada. Eu não lembrava quem era James Cameron (motivos para isso a seguir) e Avatar, para mim, era um desenho animado. Foi então que descobri que o Jim dirigiu Terminator, Terminator 2, Aliens, The Abyss e Titanic. Foi aí que comecei a entender o que esse filme poderia significar.

Hoje eu descobri que James Cameron era caminhoneiro e que virou diretor de cinema depois de se revoltar ao ver o primeiro Star Wars em 1977. Afinal, aquele era exatamente o filme que ele gostaria de produzir e George Lucas o tinha feito antes (e excepcionalmente diga-se de passagem).

Desde sua revolta inicial, ele produziu muita coisa e, no auge da sua carreira, dirigiu um dos filmes mais lucrativos de todos os tempos. O que ninguém sabe é que todo mundo da produção achava que Titanic ia ser um fracasso épico. Vejam o que o próprio Cameron confessou a um amigo em fins das filmagens:

Acabei de perceber que fiz um filme de 200 milhões de dólares em que todo mundo morre. O que diabos eu estava pensando?

Depois de Titanic, Cameron recebeu um módico cheque de 75 milhões de dólares da Fox e resolveu se divertir. Segundo ele:

Eu tinha meu dinheiro de “vá embora”. Era hora de me divertir.

No entanto, levando em conta os 75 milhões de dólares no bolso e uma obsessão por destronar um certo diretor e suas 2 trilogias, as diversões de Cameron não podiam ser normais.

Em 2000, ele começou o embrião do que seria Avatar. Os primeiros passos do projeto foram convencer a Sony a construir do zero um tipo específico de câmera digital capaz de gerar imagens 3D de qualidade e convencer os donos de cinema mundo a fora a mudar completamente seus cinemas de forma a exibir filmes em três dimensões.

Depois, veio a criação de Avatar. O indivíduo queria criar um mundo INTEIRO, como J.R.R. Tolkien fez com O Senhor dos Anéis e com o que George Lucas fez com o universo de Star Wars. Ele contratou astrofísicos e geólogos para ajudá-lo a criar Pandora, o planeta em que se passa o filme, chamou biólogos e paisagistas para compor, minunciosamente, a flora e fauna de lá (que, diga-se de passagem, tem propriedades eletromagnéticas oO), contratou um linguista para criar uma língua completamente inédita para os Na’vi (os habitantes de Pandora) e filmou um filme inteiro em 3D.

Resumindo, ele é um maníaco obsessivo, mas parece que deu certo. Hoje foi a primeira sessão do filme (obviamente exclusiva), e já existe muita gente falando bem do filme:

Segundo o Judão

Fiquei ali, sentado, tranquilo, com meus óculos e os óculos fornecidos pelo cinema e assisti a Avatar em IMAX 3D — e com legendas. E olha… É SENSACIONAL.

E segundo o Yahoo! Movies

The King of the World has returned with a flawed but fantastic tour de force that, taken on its merits as a film, especially in two dimensions, warrants four stars. However, if you can wrap a pair of 3D glasses round your peepers, this becomes a transcendent, full-on five-star experience that’s the closest we’ll ever come to setting foot on a strange new world.

Realmente parece que, apesar de todo a expectativa gerada, o filme está atingindo o público de forma positiva. Infelizmente não poderei vê-lo em iMax, mas verei em 3D e, em breve, trarei minhas opiniões.

Muita coisa veio do Wired.

Nenhuma resposta to “Avatar vai estrear!”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: