iPad – o tablet da Apple (e o resumo do evento)

Steve Jobs realmente cumpriu as expectativas e lançou o mítico tablet da Apple.

Leiam abaixo um resumo das características desse dispositivo apresentado há pouco em São Francisco que promete nos dar a “melhor experiência na internet até hoje”.

Hardware

  • Espessura: 1.27cm
  • Peso: 680g
  • Tela: 9.7 polegadas
  • Memória interna: 16, 32 e 64Gb
  • Processador: 1Ghz (Apple A4 Chip)
  • Teclado: virtual
  • Wireless: 802.11n e 3G (no modelo iPad 3G)
  • Bluetooth 2.1
  • Acelerômetro, bússola e alto falantes
  • Bateria: 10h

Software

O iPad roda uma versão do iPhone OS direcionada a sua tela de 9.7 polegadas mas é capaz de rodar todos os aplicativos feitos para o iPhone em modo “janela” ou em tela cheia. A partir de hoje, a SDK do iPhone OS passa a permitir o desenvolvimento de aplicativos para a tela grande.

Parceiros

A Apple convocou algumas empresas nas últimas duas semanas para preparar demonstrações do que elas são capazes de realizar em um iPad. Foram apresentadas versões dos jogos Nova (Gameloft) e Need for Speed Shift (Eletronic Arts), do aplicativo do New York Times e do aplicativo de desenho Brushes. Este último foi o mais interessante aplicativo demonstrado, apresentando um uso inovador da grande tela.

Book Store

Quem apostou que o iPad seria um ebook reader, acertou. O aplicativo iBooks vem instalado e permite ler livros no gadget. Além disso, a Book Store (Loja de livros) foi lançada tendo algumas editoras norte-americanas como parceiras e oferecendo preços aceitáveis (US$4.99 para alguns títulos).

iWorks

A Apple tem uma suíte de aplicativos para escritório chamada iWorks composta pelos aplicativos Pages, Numbers e Keynote (equivalentes aos Word, Excel e Powerpoint da Microsoft). E agora, eles estão disponíveis no iPad pela bagatela de US$9.99 cada.

Acessórios

Hoje a Apple também anunciou alguns acessórios para o novo dispositivo como um teclado em que a tela pode ser encaixada e um suporte para que ela possa ser usada para ver vídeos à distância.

Preço

Os modelos normais de 16, 32 e 64Gb custam 499, 599 e 699 dólares. Os modelos 3G, custam 629, 729 e 829 dólares.

Conclusão


Ontem, eu queria acreditar que a Apple não lançaria um tablet. Por quê? Simplesmente porque, assim como várias outras pessoas, eu não vejo lugar para um iPad na minha vida. Nós já temos notebooks, iPods, desktops e celulares. Quem há de usar mais um dispositivo?
Steve Jobs está tentando repetir a façanha do iPod, quando conseguiu criar um mercado inteiramente novo e gerou nas pessoas a necessidade por um bem que elas não sabiam que existia.
No entanto, em um passado recente, a Apple tentou fazer o mesmo ao lançar o Macbook Air e não foi bem sucedida. Para perceber a enorme diferença de sucesso entre os dois, basta analisar quantas pessoas você conhece que possuem um iPod. Dezenas, certo? E um Air? Eu não conheço ninguém.

Não bastasse a falta de necessidade, o iPad sofre dos mesmo problemas do iPhone/iPod Touch:
Multitasking
Como nada foi dito na apresentação, eu estou supondo que o novo dispositivo também é, pasmem, unitask. O que significa isso? Simplesmente que o usuário não pode executar dois aplicativos ao mesmo tempo. Imagine-se navegando na internet no seu laptop/desktop e, de repente, alguém fala com você no Windows Live Messenger. Já pensou ter que fechar o navegador e abrir a janela de conversa sempre que isso acontecesse? E depois, ter que reabrir o navegador? Já imaginou a frustração? É assim que as coisas funcionam no iPhone, no iPod Touch e, agora, no iPad.
Plugin de Flash no browser
Hoje, a web fervilha com flash-videos: Youtube, Vimeo, Flickr, Metacafe, etc. Existem dezenas de sites de hospedagem de vídeos online e é difícil passar um dia sem que alguém lhe indique um novo vídeo interessante. E como os usuários do iPad poderão acessar esses vídeos se o único site suportado no dispositivo é o Youtube? Como esse dispositivo pode oferecer a melhor experiência da internet até hoje se ele simplesmente não mostra todo o conteúdo disponível?

Em resumo, a Apple criou um iPhonão e chamou de iPad.
Para finalizar, os deixo com a piada genial do Wall Street Journal:

Todas as fotos foram tiradas pelo Engadget.
Para maiores informação sobre o iPad, visite o site oficial.

Nenhuma resposta to “iPad – o tablet da Apple (e o resumo do evento)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: